South Summit Madrid edição de 2025
O South Summit Madrid 2025 foi inaugurado oficialmente por Sua Majestade, o Rei Felipe VI, um evento que é encontro de referência para o ecossistema de inovação e empreendedorismo mundial, coorganizado com a IE University e que este ano celebra sua décima quarta edição em La Nave, em Madrid. “Graças aos empreendedores, a Espanha está se tornando uma referência na Europa. Somos o sétimo país em investimento de capital de risco e o quarto em número de operações: números que refletem que criamos um ecossistema dinâmico.”
A abertura institucional do South Summit Madrid contou com a presença de María Benjumea, presidente e fundadora do South Summit, Óscar López, Ministro da Transformação Digital e Função Pública, Carlos Cuerpo, Ministro da Economia, Comércio e Empresa, José Luis Martínez-Almeida, Prefeito de Madrid e Rocío Albert, Ministra da Economia, Finanças e Emprego da Comunidade de Madrid. No evento foi destacado o papel fundamental da inovação e do empreendedorismo na transformação econômica e social do país.
O poder das emoções e da criatividade para construir marcas icônicas
Um dos nomes mais aguardados no primeiro dia do South Summit 2025 foi o de Greg Hoffman, responsável pela evolução da marca Nike, ex-CMO da empresa americana e uma das figuras mais influentes em criatividade e branding no mundo. Em seu discurso, Hoffman defendeu que a criatividade não é apenas uma questão estética, mas uma poderosa alavanca para o crescimento dos negócios. “Tive a sorte de trabalhar em uma marca onde cada inovação não foi pensada apenas para comunicar atributos de alta performance, mas também para convidar as pessoas a se superarem, a irem além. Não estávamos apenas vendendo uns tênis, é um convite para jogar como o grande Kobe Bryant.”
Greg Hoffman partilhou com o público do Palco Arena a aprendizagem de quase três décadas na Nike, onde liderou estratégias globais de marketing, design e inovação que consolidaram a marca como referência cultural e esportiva. Para Hoffman, “marcas que conseguem se conectar emocionalmente com as pessoas conquistam um lugar em suas mentes, mas, acima de tudo, em seus corações. E isso não tem preço. Criatividade não é um luxo, é uma vantagem, é o motor que impulsiona o crescimento.”