É o primeiro ano de operação da Provoke, quais os projetos realizados e as primeiras as primeiras impressões da nova vida de empresária?

A Provoke nasce de uma maneira muito natural, como spin off da área de Educação da Rock World, que intraempreendi e liderei enquanto executiva do Rock in Rio, tendo criado projetos emblemáticos como o Rock in Rio Academy, o Rock in Rio Innovation Week, o Rock in Rio Humanorama e o The Town Learning Journey. Por um lado, a unidade de negócios de learning experiences cresceu muito nos seus 4 anos de operação e, por outro, eu tinha algumas ideias que desejava implementar, mas que extrapolavam o campo de atuação do festival. Da junção desses fatores, somados ao propósito de provocar o desenvolvimento do senso de liderança e da visão empreendedora em indivíduos e organizações, surge a Provoke Edutainment Club, que concebe e realiza experiências de aprendizagem sob o conceito de edutainment, levando as características do entretenimento, como imersão, interatividade, envolvência, sensações, emoção e diversão para programas educacionais. Em 2024 – nosso primeiro ano de operação – realizamos o Rock in Rio Academy Lisboa, em parceria com a Sfori; o MBA Rock Your Team e o Rock in Rio Academy Brasil, ambos em parceria com a HSM e lançamos a Newbie, uma plataforma dedicada ao desenvolvimento de novos líderes, com foco nos desafios e oportunidades da Primeira Liderança.

Tem sido um ano repleto de descobertas, correções de rota, conquistas, confirmações e muitos aprendizados. Temos sido capazes de cumprir uma das nossas principais premissas: criar conexões relevantes entre Brasil e Portugal nos campos da Educação, da Liderança e do Empreendedorismo. A receptividade do mercado, tanto em Portugal como no Brasil, tem sido imensa. O desafio é manter o foco e não cair na tentação de querer realizar todas as ideias que nascem na própria equipa Provoke e as que vêm de diversas pessoas e Organizações que têm demonstrado interesse em formar parcerias connosco.

Quais os planos para o futuro?

Nossa motivação segue em alta, com a certeza de que estamos construindo real valor para quem alcançamos com as nossas experiências de aprendizagem. E essa é a maior recompensa de todas. Ainda este ano gravaremos a segunda temporada do Newbie Cast no Brasil e em Portugal e lançaremos nosso primeiro produto in company dedicado à Primeira Liderança. Em 2025 vamos implementar as primeiras turmas de Mentorias Coletivas no escopo da plataforma Newbie e colocar no ar uma ferramenta digital concebida para conectar líderes dos três estágios da liderança. E ainda vamos realizar, em parceria com a HSM, no Brasil, a segunda edição do The Town Learning Journey, o live case study do mega festival The Town, realizado pela Rock World em São Paulo.

Este foi o ano de muitas datas simbólicas. Falamos do RiR Academy, dos 20 anos do RiR Lisboa e ainda o RiR Academy nos 40 anos do RiR no Brasil?

O Rock in Rio Academy foi a centelha para minha transição do Marketing para a Educação, foi o projeto que motivou um festival de música a abrir uma unidade de negócios dedicada à experiências de aprendizagem e foi o primeiro passo na minha jornada de intraempreendedora e, posteriormente, empresária.

No Academy, transformamos por 1 dia a Cidade do Rock numa grande sala de aula e trazemos sensações, emoção e diversão para um programa recheado de conteúdos inspiradores e ferramentais trazidos pela equipe que faz acontecer o festival, com direito à visita aos bastidores e até acesso aos brinquedos, que ficam abertos para uso exclusivos dos alunos.

Já realizamos 9 edições do programa executivo e já formamos 4.270 alunos entre Brasil e Portugal.

Em 2024, as edições foram muito especiais nos dois mercados, em Portugal, o Rock in Rio-Lisboa completa 20 anos, além de ter mudado pela primeira vez de recinto. Então, por um lado, o programa percorreu os desafios e as conquistas da marca ao longo das últimas duas décadas e por outro abriu pela primeira vez as portas dos bastidores do novo parque. No Rio de Janeiro, a edição recém realizada foi histórica, celebrando os 40 anos da criação da marca e o Academy foi o espaço onde os executivos da Rock World e seus parceiros mergulharam nos principais fatores que fazem com que a marca Rock in Rio venha sendo capaz de se adaptar, de se reinventar e de continuar gerando cada vez mais impacto positivo na sociedade, mantendo-se relevante no mercado e com lugar cativo no coração dos fãs.

Quais foram as motivações para a criação da Newbie?

O termo Newbie refere-se ao novato, alguém que assume um novo posto ou função. A primeira liderança é uma experiência desafiadora, repleta de novas responsabilidades, inseguranças e expectativas. Mas não precisa ser solitária. E foi pensando nos líderes de primeira viagem, que lançamos a Newbie, uma plataforma que reúne diversas iniciativas para acompanhar lideranças no início de sua jornada, como cursos, programas in company, mentorias individuais e coletivas, assessments e eventos.

A primeira dessas iniciativas a ser lançada foi o Newbie Cast, um vodcast que tem o intuito de encurtar o caminho de desenvolvimento de novatos em cargos de liderança. A primeira temporada contou com 13 episódios semanais, gravados no Brasil e em Portugal, reunindo executivos e empresários brasileiros, portugueses e de outras nacionalidades, o que traz abordagens culturais diversas ao tema da gestão.

Eu adoraria ter podido contar com um projeto como a Newbie quando estava iniciando minha jornada como líder. Mas tal como a grande maioria das pessoas, aprendi na marra, enfrentando inseguranças, cometendo erros, num tempo em que o conceito de mentoria não era algo difundido, muito menos, acessível. Hoje em dia dedico parte do meu tempo em mentorar líderes da Primeira, da Média e da Alta Lideranças. E percebo que muitas vezes alguém em cargo de direção ainda carrega os mesmos gatilhos de pessoas que estão em posições iniciais de gestão de equipes. Por isso o meu maior objetivo com a criação do ecossistema Newbie, começando pelo Newbie Cast, é munir os líderes de primeira viagem do maior repertório de conceitos e ferramentas práticas possível, de forma que o processo de aprendizagem seja mais rápido e mais prazeroso, mesmo sabendo e achando muito interessante, inclusive, que por mais prós que cheguemos a ser, sempre seremos novatos em algum aspecto. E ainda bem, pois isso é sinal de que estamos evoluindo!

O último episódio da primeira temporada foi ao ar esta semana e já estou ansiosa para gravar os próximos. Como host do programa, tenho tido a oportunidade de aprender muito com os convidados, o que para mim é de um valor inestimável. Estamos muito satisfeitos com o resultado das conversas com executivos e empresários imensamente generosos que partilharam experiências e dicas concretas e aplicáveis no dia a dia daqueles que estão agora iniciando a jornada da liderança. E o melhor de tudo: o feedback da audiência tem sido super positivo, o que confirma a relevância da criação desse espaço para os novos líderes.