Friendly Fire
Nascida em 2015 com a direção criativa de Alexandra Castro e Rute Marques, a Friendly Fire é uma marca portuguesa que combina o design disruptivo com o savoir faire de modo a propor um produto distinto.
Idealizada a pensar numa mulher independente, sofisticada e que sabe o que quer, a marca valoriza a qualidade, a exclusividade e o detalhe em cada produto.
Como surgiu a marca? Há quanto tempo?
A marca surgiu da ideia de duas amigas (Alexandra Castro e Rute Marques) em conjunto com uma empresa de calçado em Guimarães (JAMFernandes e Filhos). Estávamos em maio de 2015. A Alexandra e a Rute perceberam que faltava no mercado uma marca portuguesa de calçado feminino diferente, original, versátil e de boa qualidade. A JAMFernandes disponibilizou o know-how, acreditou e investiu na marca, que foi um sucesso desde a primeira coleção.
Quem faz parte do projeto?
Neste momento a gestão mais estreita é feita pela gestora de marca Rita Fernandes, em conjunto com as diretoras criativas (Alexandra e Rute), mas a equipa Friendly Fire é muito maior, abrangendo todo o staff da JAMFernandes, certa de 100 trabalhadores.
Acham que fazia falta uma marca como a vossa?
Claro que sim e a prova é o nosso sucesso no mercado, há mais de 5 anos. As mulheres portuguesas gostam de ousar, gostam de complementos originais e valorizam a qualidade do calçado português.
Como comunicam a vossa marca?
Comunicamos de forma muito próxima com as nossas clientes. Adaptamos todo o conteúdo à forma que sabemos que vão gostar, mostrando e apresentando os produtos com o maior detalhe e veracidade possíveis.
Qual o feedback que tem do vosso público? É importante o contacto através das redes com as clientes?
O feedback é fantástico, felizmente. As clientes destacam muito a qualidade e durabilidade dos sapatos e a mais-valia do investimento. Sim, achamos importantíssimo o contacto com as clientes. Desde o primeiro dia que esse é o nosso principal objetivo nas redes: ser um canal direto de contacto. Mais do que para efeitos publicitários, queremos que as nossas redes sejam um elo com as clientes. Para que se sintam à vontade para questionar o que quer que seja, para que tenham esta ligação direta com as pessoas que produzem os sapatos que elas calçam e isso é uma proposta incomum nas marcas.
A produção é feita em Portugal?
Cem por cento feita em Portugal, orgulhosamente.
Onde podem ser comprados as vossas peças?
Na nossa loja online e em vários revendedores em todo o país. As clientes podem entrar em contacto connosco caso precisem de ajuda. As nossas redes são @friendlyfireshoes.