IKEA e McDonald’s brilham na grande noite do marketing português

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing revelou ontem, na Gala dos APPM Marketing Awards 2025, realizada na Quinta da Pimenteira, os grandes vencedores desta edição, numa noite que celebrou o talento, a criatividade e a capacidade transformadora do marketing em Portugal. A cerimónia destacou as marcas, agências e profissionais que mais se distinguiram ao longo do ano, reconhecendo o papel essencial do marketing como motor de evolução para as marcas, os negócios e a sociedade.

Entre os grandes vencedores da noite, a IKEA foi distinguida com o Grande Prémio e o título de Marca do Ano, enquanto a Fundação Ronald McDonald.
conquistou o Grande Prémio Solidário. O prémio de Marketer do Ano foi atribuído a Sérgio Leal, diretor de marca e comunicação da McDonald’s, escolhido pelos seus pares. Com esta distinção, Sérgio Leal torna-se automaticamente candidato ao European Marketer of the Year da EMC, European Marketing Confederation.

Nas distinções de Agência do Ano, a APPM introduziu este ano duas novas categorias: Agência de Eventos do Ano, conquistada pela Desafio Global, e Agência de Influencers do Ano, atribuída à Samy. A Uzina foi eleita Agência de Publicidade do Ano, a Essencemediacom recebeu o prémio de Agência de Meios do Ano, e a LPM foi distinguida como Agência de Comunicação & Relações Públicas do Ano.

O novo Prémio Inovação 2025 foi entregue ao Continente, destacando a marca pela sua abordagem diferenciadora e pelo contributo para a inovação no setor. Já o Prémio Marketer Revelação do Ano reconheceu José Pedro da Silva, Head of Brand Development da Lactogal, como um dos novos talentos que prometem marcar o futuro do marketing em Portugal.

O Prémio Carreira APPM 2025 homenageou António Casanova, Executive Vice President, General Manager Portugal e CEO da Unilever, pela sua notável trajetória profissional e pelo impacto que tem tido no desenvolvimento do marketing nacional.

Para além dos prémios coletivos e individuais, a APPM distinguiu 49 campanhas com troféus de Ouro, Prata e Bronze, nas diversas categorias a concurso, reconhecendo a excelência em projetos de Marketing, Publicidade, Inovação, Media, Data, Comunicação e Relações-Públicas, Eventos e Ativação de Marca, Influencer Marketing e Sustentabilidade.

Os vencedores foram selecionados por um júri independente composto por 20 profissionais de referência, presidido por Sandra Alvarez, General Manager da PHD | Omnicom Group e Presidente dos APPM Marketing Awards. Segundo Sandra Alvarez, “estes prémios são mais do que uma celebração do que fazemos bem, são um farol do que podemos e devemos fazer melhor. Este ano, o júri valorizou a coragem, a autenticidade e o impacto real das ideias. O marketing português mostra que é possível ser criativo e eficaz, inovador e responsável. É possível fazer diferente e, ao mesmo tempo, fazer melhor. Estes vencedores provam que o marketing continua a ser uma força de transformação para as marcas, para as pessoas e para a sociedade.”

A edição de 2025 contou com 249 candidaturas, das quais 40% passou à shortlist e 20% foi premiada, num total de 51 prémios atribuídos. Todos os reconhecimentos individuais recebem a Certificação Profissional de Marketing (CPM) da APPM, um selo de qualidade e competência amplamente reconhecido no mercado.

A APPM agradeceu aos seus patrocinadores, Connect, Imppacto, Mainvision e Endless e aos creative partners The Pitch e Happy Brands, bem como aos media partners Briefing, Pitch, Brand & Content, e aos apoios de BlueTrend, B_Brave, DPlace, CCA Law Firm, EY, 3D Factory, Super Bock e Red Bull.

Os APPM MKT Awards, promovidos pela APPM distinguem anualmente as melhores práticas e estratégias do setor, premiando a inovação, o pensamento estratégico e o impacto real do marketing em Portugal. Uma edição que reafirma, mais uma vez, o marketing como uma verdadeira força de transformação das marcas, das pessoas e da sociedade.