Mishmash, material de escritório em mais de cem pontos de venda em vários países
Mishmash, uma marca portuguesa de materiais de escritório fundada por Beatriz Barros, em 2015 que nasceu da paixão pelos materiais de escritório e das memórias de infância passadas na papelaria do avô de Beatriz.
Com produção 100% feita em Portugal, a Mishmash marca portuguesa com presença internacional, disponível em mais de 100 pontos de venda em vários países, incluindo museus como o Guggenheim em Nova Iorque, o Barbican Centre em Londres e a Merci, em Paris.
Como surgiu a vossa marca? Há quanto tempo?
A mishmash® nasceu há 9 anos de uma vontade enorme de virar a categoria de material de escritório do avesso! A minha formação é Design de Comunicação com especial carinho pelo Design Editorial e sempre me questionei porque não viamos os mesmos acabamentos de Book Design aplicado ao material de escritório, que nos acompanha todos os dias e é o depósito das nossas melhores ideias.
Como comunicam a vossa marca?
A comunicação da marca foi mudando ao longo do tempo, sempre numa lógica evolutiva e de acompanhamento natural das tendências, algo que sempre foi importante para mim. Ao mesmo tempo tentamos nunca perder a voz única que nos distingue. Ultimamente temos-nos posicionado mais numa lógica UGC (User-Generated-Content) com o intuito de nos aproximarmos mais a uma marca de lifestyle, sempre presente na vida das pessoas.
Existe uma tendência do regresso ao papel?
Sem dúvida! Esta tendência do regresso ao papel é uma forma de todos termos tempo “offline” para planeamento, criatividade ou até mesmo journaling. À medida que evoluímos para uma sociedade tão tecnologicamente avançada e digital, existe este movimento quase de reequilíbrio, em que o papel se torna um aliado tanto produtivo como criativo.
Qual o feedback que têm do vosso público?
Os nossos clientes são tão ou mais apaixonados do que nós pela categoria, e isso é incrível ver e presenciar todos os dias. As pessoas entram no nosso escritório (muitas vezes em caos de encomendas) já com brilho nos olhos. Querem mexer em tudo, experimentar tudo e perguntam que outros produtos estamos a desenvolver. Com o passar do tempo vamos sentindo cada vez mais que estamos a criar uma comunidade que já é bastante presente em todo o mundo, e em Portugal, a crescer.
Dispõe de um serviço B2B Personalization?
A expertise na área B2C – venda direta ao consumidor – dá-nos muita informação e dados analíticos sobre comportamentos de compra, que aplicamos depois num leque de produtos B2B – direcionados a empresas – muito interessante para as marcas. Exemplo disso, é o nosso mais recente serviço “Personalization”, onde procuramos desenhar uma linha de produtos de retalho e não apenas “brindes”.
A produção é feita em Portugal?
Todos os produtos de papel são feitos em Portugal, a menos de 10km do nosso escritório no Mercado Municipal de Matosinhos. Com a nova parceria mishmash x Pagani Pens, as canetas com design suíço que temos disponíveis na nossa loja online, são produzidas na Suíça e marketizadas em Portugal pela nossa equipa criativa.
Onde podem ser comprados?
Neste momento a linha mishmash encontra-se espalhada por mais de 100 lojas um pouco por todo o mundo, desde concept stores a lojas de especialidade (stationery). Em Portugal, podem comprar em mishmash.pt ou em lojas como a The Feeting Room Lisboa, a Loja Cru no Porto e muito recentemente, no MAAT.