Mishmash, uma marca portuguesa de materiais de escritório fundada por Beatriz Barros, em 2015 que nasceu da paixão pelos materiais de escritório e das memórias de infância passadas na papelaria do avô de Beatriz.

Com produção 100% feita em Portugal, a Mishmash marca portuguesa com presença internacional, disponível em mais de 100 pontos de venda em vários países, incluindo museus como o Guggenheim em Nova Iorque, o Barbican Centre em Londres e a Merci, em Paris.

Como surgiu a vossa marca? Há quanto tempo?
A mishmash® nasceu há 9 anos de uma vontade enorme de virar a categoria de material de escritório do avesso! A minha formação é Design de Comunicação com especial carinho pelo Design Editorial e sempre me questionei porque não viamos os mesmos acabamentos de Book Design aplicado ao material de escritório, que nos acompanha todos os dias e é o depósito das nossas melhores ideias.

Como comunicam a vossa marca?
A comunicação da marca foi mudando ao longo do tempo, sempre numa lógica evolutiva e de acompanhamento natural das tendências, algo que sempre foi importante para mim. Ao mesmo tempo tentamos nunca perder a voz única que nos distingue. Ultimamente temos-nos posicionado mais numa lógica UGC (User-Generated-Content) com o intuito de nos aproximarmos mais a uma marca de lifestyle, sempre presente na vida das pessoas.

Existe uma tendência do regresso ao papel?
Sem dúvida! Esta tendência do regresso ao papel é uma forma de todos termos tempo “offline” para planeamento, criatividade ou até mesmo journaling. À medida que evoluímos para uma sociedade tão tecnologicamente avançada e digital, existe este movimento quase de reequilíbrio, em que o papel se torna um aliado tanto produtivo como criativo.

Qual o feedback que têm do vosso público?
Os nossos clientes são tão ou mais apaixonados do que nós pela categoria, e isso é incrível ver e presenciar todos os dias. As pessoas entram no nosso escritório (muitas vezes em caos de encomendas) já com brilho nos olhos. Querem mexer em tudo, experimentar tudo e perguntam que outros produtos estamos a desenvolver. Com o passar do tempo vamos sentindo cada vez mais que estamos a criar uma comunidade que já é bastante presente em todo o mundo, e em Portugal, a crescer.

Dispõe de um serviço B2B Personalization?
A expertise na área B2C – venda direta ao consumidor – dá-nos muita informação e dados analíticos sobre comportamentos de compra, que aplicamos depois num leque de produtos B2B – direcionados a empresas – muito interessante para as marcas. Exemplo disso, é o nosso mais recente serviço “Personalization”, onde procuramos desenhar uma linha de produtos de retalho e não apenas “brindes”.

A produção é feita em Portugal?
Todos os produtos de papel são feitos em Portugal, a menos de 10km do nosso escritório no Mercado Municipal de Matosinhos. Com a nova parceria mishmash x Pagani Pens, as canetas com design suíço que temos disponíveis na nossa loja online, são produzidas na Suíça e marketizadas em Portugal pela nossa equipa criativa.

Onde podem ser comprados?
Neste momento a linha mishmash encontra-se espalhada por mais de 100 lojas um pouco por todo o mundo, desde concept stores a lojas de especialidade (stationery). Em Portugal, podem comprar em mishmash.pt ou em lojas como a The Feeting Room Lisboa, a Loja Cru no Porto e muito recentemente, no MAAT.