Mais de cem anos de experiência fazem da Axpo uma referência no setor energético do mercado ibérico, resto da Europa, Estados Unidos e Ásia. A empresa assume-se como o melhor parceiro para os clientes que queiram gerar a sua própria energia e, assim, reduzir, a dependência da rede em valores que chegam aos 40 por cento.

Proximidade, fiabilidade, transparência e adaptabilidade marcam a diferença num mercado a atravessar tempos de incerteza. São estes os pilares que norteiam a Axpo na oferta personalizada de soluções para clientes de diversos setores, dimensões e necessidades.

O que distingue a Axpo das outras empresas do seu segmento?

A Axpo é uma empresa com mais de 100 anos no mercado energético e uma sólida oferta de produtos com conhecimentos especializados, não só nos mercados de Portugal e Espanha, mas também no resto de Europa, Estados Unidos e Ásia.

Com uma carteira de clientes renováveis de 19.700MW, presença em 40 mercados, acreditados nas 30 principais plataformas energéticas (EEX, OMIP, OMIE, MIBGAS etc.) e gerindo 45TWh de eletricidade e gás, temos todo um leque de serviços para oferecer aos nossos clientes.

Que vantagens traz a Axpo aos consumidores e empresas numa altura de crise energética?

As principais vantagens que a Axpo oferece aos seus clientes são: proximidade, transparência e fiabilidade. Numa altura de grande volatilidade como a que estamos a viver, acompanhamos e assessoramos a cada cliente de forma personalizada com a melhor solução segundo as suas necessidades.

Outra das vantagens a sublinhar é a adaptabilidade. A Axpo tem uma carteira de clientes com tipologias muito diversas, desde pequenos negócios, como padarias, com faturas de eletricidade de poucas centenas de euros, passando por fábricas de grandes consumos com faturas de milhares de euros. Em consequência, temos desenvolvido diferentes soluções que se podem adaptar a cada um dos nossos clientes.

Por último, mas não menos importante, nesta crise, uma das principais dificuldades para os clientes é a capacidade de financiamento para investir na transformação energética dos seus negócios. É por isso que procuramos financiamento dos projetos de eficiência energética a 100%, permitindo-lhes que consigam essa transição, sem perderem a liquidez necessária ao funcionamento da sua atividade.

Como se posiciona a Axpo no mercado das instalações fotovoltaicas?

Como o melhor parceiro. Na Axpo procuramos a melhor solução para o cliente gerar a sua própria energia e, assim, reduzir a sua dependência da rede, chegando a valores de 30-40 por cento.

Oferecemos opções de contratação flexíveis: com ou sem financiamento, forma de pagamento por aluguer ou por volume de energia produzida pela instalação, com ou sem garantias premium, com ou sem opção de aquisição de equipamentos etc. Contudo, independentemente das opções escolhidas pelo cliente, todos os projetos são executados chave-na-mão, com operação e manutenção, monitorização, gestão de taxas de licenciamento e autorizações incluídos para que o cliente não se preocupe com nada.

Aliás, assumimos o compromisso a longo prazo com os nossos clientes, realizando o acompanhamento correspondente ao longo da vida do contrato.

Como se carateriza o mercado fotovoltaico em Portugal e de que forma pode o clima português contribuir para o implementar desta solução?

Portugal tem um forte compromisso com as metas climáticas para atingir a neutralidade carbónica até 2050. Uma das áreas estratégicas para conseguir este objetivo, são as energias renováveis, entre as quais se encontra a energia fotovoltaica.

Apoios como o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) ou avanços legislativos como os do Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro referentes a Comunidades de Energia Renovável (CER) e autoconsumo coletivo promovem o desenvolvimento económico e de competitividade em matéria de instalações fotovoltaicas.

No entanto, embora ainda haja muito trabalho a fazer, achamos que Portugal está no caminho certo para atingir um novo modelo de desenvolvimento económico e social, mais justo, transparente e sustentável.

Pode referir o caso de um cliente que tenha implementado esta solução?

Não podemos escolher só um. Na Axpo todos os nossos clientes são importantes. E cada vez são mais os clientes que confiam na Axpo para desenvolver os seus projetos fotovoltaicos. Na atualidade, os nossos clientes terão poupado com a suas instalações fotovoltaicas o consumo correspondente à iluminação anual das vias públicas de toda a Área Metropolitana do Porto e Coimbra (> 200GWh), o que representa uma poupança de mais de 30 milhões de euros.Como se pode ver no nosso LinkedIn, publicamos recorrentemente todos os nossos casos de sucesso com o cliente Inovesola, uma fábrica de componentes de calçado em Braga que desenvolveu o seu projeto de autoconsumo fotovoltaico e, por isso, poupou no último ano 22.500€, além da sua capacidade de consumo ter aumentado 66% enquanto poupavam 170.000kWh/ano.