A marca portuguesa, criada há um ano entre amigos, está voltada para a personalização de artigos de praia.

Às toalhas, que deram origem a esta aventura, a PRT SC – Printscreen juntou já os sacos e as almofadas, com os padrões e os monogramas, estampados por sublimação, limitados apenas pela imaginação.

Como surgiu a vossa marca/projeto? Há quanto tempo?

Sob o lema “a primeira impressão é a que fica”, a PRT SC – Printscreen nasceu em meados de maio do ano passado num jantar entre amigos.

Depois de um jantar, um dos casais amigo ofereceu, ao grupo, toalhas de praia personalizadas. O entusiasmo com que foram recebidas foi tanto que levaram à criação da marca. Como trabalho na área da comunicação, fui desafiada pelo casal a integrar este projeto, acarinhado na hora pelos nossos amigos.

Quem faz parte do projeto?

Neste momento eu, Marisa Guimarães e uma amiga, a Sandra Lopes. É, para nós, um orgulho termos nascido no seio têxtil e fazermos parte de uma indústria tradicional que hoje é reconhecida nos quatro cantos do mundo. Honrámo-nos por ter todos os artigos produzidos e estampados em Portugal.

Acham que fazia falta uma marca como a vossa?

Costuma-se dizer que o cliente tem sempre razão, mas neste caso o cliente é quem escolhe. Identificamos uma oportunidade quando nos apercebemos que não existem toalhas de praia customizadas na integra. Ou seja, existiam toalhas de praia com o monograma personalizável, utilizando o bordado industrial. A nossa proposta é mais abrangente, recorrendo à técnica da impressão por sublimação, que permite estampar sobre toda a superfície do artigo sem nenhum limite de cor em alta qualidade, conseguimos reproduzir com uma fidelidade de 85% todo o tipo de fotografias, ilustrações, fundos ou desenhos.

A variedade é, por isso, ilimitada. Temos um modelo mais liso, com apenas umas barras centrais, onde o cliente, além do monograma, pode escolher as cores que deseja, e também vários padrões personalizáveis, tanto para adulto como para criança. Os clientes podem ainda enviar padrões próprios, imagens ou ilustrações e nos estampamos.

Como comunicam a vossa marca?

Atualmente, as vendas são realizadas apenas através das redes sociais, com os consumidores a poderem enviar mensagem privada, no Facebook ou no Instagram da marca, para encomendarem e fazerem a customização desejada. Estamos ainda a trabalhar com influenciadores e a imprensa e a alargar a sua atividade ao segmento corporativo.

Que feedback têm do vosso público?

A recetividade tem sido excelente. As pessoas adoram o conceito de poder customizar o artigo. Dão-nos os parabéns pela ideia e pelos padrões. As vendas no ano passado superaram as nossas expetativas. Conseguimos ainda juntar às toalhas, as nossas certeiras também customizadas, possibilitando aos nossos clientes ter não só uma toalha de praia personalizada como também uma carteira igual.

 

A produção é feita em Portugal?

As toalhas de praia são fabricadas numa mistura de 70% algodão e 30% poliéster de 400gr/m2 e inteiramente produzidas em Portugal. A estampagem é feita uma a uma também em fornecedores nacionais e recorrendo à técnica da impressão por sublimação.

Onde podem ser comprados as vossas peças? Quais as vossas ambições futuras?

Atualmente, as vendas são realizadas apenas através das redes sociais, com os consumidores a poderem enviar mensagem privada, no Facebook ou no Instagram da marca, para encomendarem e fazerem a customização desejada.

Ainda este ano e, muito em breve, vamos lançar uma carteira feita a partir de desperdícios têxteis que encontramos nos fornecedores de têxtil lar. Estamos atentas à sustentabilidade e sabemos que a economia circular é uma necessidade.  Por si só, nós já contribuímos para a sustentabilidade com as toalhas e as carteiras porque como são customizadas, só são produzidas e estampadas após a compra, e como tal não temos stock.

Mas este novo artigo será feito com reaproveitamento de linhas que estão nos armazéns, são sobras de produções e que muitas vezes já não encontram utilidade nas empresas. Chamados deadstocks.

Com este novo artigo vamos usar teares e a personalização já não será com a mesma técnica, mas sim através da metalurgia. Vamos juntar duas indústrias portuguesas.

Para o ano temos ainda previsto o lançamento de um site próprio de vendas da marca.

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