Axpo: soluções energéticas inovadoras para um futuro sustentável
Com mais de cem anos de experiência, a Axpo produz e comercializa energia, promovendo a utilização de energia 100% renovável.
Parceiro privilegiado tanto de grandes como de pequenas e médias empresas, a multinacional suíça a operar em Portugal desde 2009 oferece produtos e serviços feitos à medida, assegurando desde projetos individuais a outros altamente complexos.
Em 2018, a Axpo foi pioneira no setor ao celebrar o primeiro contrato de compra de energia (PPA) a longo prazo em Portugal, sem qualquer tipo de ajudas públicas. Desde então, o número subiu para três, o que permitiu a construção de 4 centrais fotovoltaicas com uma potência instalada de 70 MWp.
Sustentabilidade, inovação, confiança e transparência são os 4 eixos do modelo de negócio desta líder de mercado, que vale a pena conhecer melhor já a seguir.
Como se divide o core business da Axpo?
A Axpo é uma multinacional suíça com mais de 100 anos que opera em Portugal desde 2009. Os pilares do modelo de negócio da Axpo assentam em 4 eixos: sustentabilidade, inovação, confiança e transparência.
A Axpo produz e comercializa energia, promovendo a utilização de energia 100% renovável e oferecendo soluções integradas de eficiência energética para as empresas.
Em 2018, adquiriu a Goldenergy, 3º maior comercializador de energia.
Com 252 MW de potência e uma quota de mercado de 32%, posiciona-se como um agente vendedor independente líder em Portugal, oferecendo produtos flexíveis como coberturas com produtos financeiros, tanto standard como taylor made e seguimento em tempo real com o seu Centro de Controlo europeu.
Em 2018, a Axpo foi pioneira ao celebrar o primeiro contrato de compra de Energia (PPA) a longo prazo em Portugal, sem qualquer tipo de ajudas públicas. Desde então, já celebrámos mais três PPA que permitiram a construção de 4 centrais fotovoltaicas, com uma potência instalada de mais de 70 MWp.
A Axpo produz e comercializa energia, promovendo a utilização de energia 100% renovável e oferecendo soluções integradas de eficiência energética para empresas. Pode dar alguns exemplos?
A Axpo é impulsionada por um único objetivo: permitir um futuro sustentável através de soluções energéticas inovadoras. Como tal, promove a utilização de energia 100% renovável oferecendo soluções integradas de eficiência energética para empresas. Dispomos de uma vasta gama de serviços de assessoria e financiamento de soluções de eficiência energética, desde instalação de unidades de autoconsumo fotovoltaico, substituição de luminárias tradicionais por tecnologia LED, compensação de energia reativa, entre outros.
São a primeira comercializadora detentora de um Centro de Controlo independente habilitado para prestar serviços de conexão e despacho com a REN. Em que se traduz este trabalho?
A Axpo, enquanto Centro de Controlo, está presente em Portugal desde 2021, e é uma enorme satisfação sermos o primeiro Centro de Controlo independente habilitado em Portugal.
O nosso Centro de Controlo conta com muitos anos de experiência oferecendo este serviço a vários clientes por toda a Europa, suportado por tecnologia de última geração e por profissionais experientes que garantem uma qualidade de serviço excelente.
O Centro de Controlo monitoriza em tempo real a informação das operações que decorrem nas redes e nas instalações de geração de energia, garantindo um ajuste correto entre a procura e a oferta no território nacional. O Centro de Controlo funciona e está disponível 24 horas todos os dias do ano, ajudando cada cliente a otimizar os seus ativos.
Quais as vantagens deste Centro para o mercado nacional renovável?
As energias renováveis têm uma natureza que depende da meteorologia o que dificulta a predição e provoca variações na produção de energia. Para os operadores das Redes, o Centro de Controlo é fundamental para conseguir o adequado equilíbrio entre o fornecimento e a produção de eletricidade, uma vez que concentra todas as comunicações e operações das várias instalações num único interlocutor que as monitoriza 24 horas todos os dias do ano. Esta eficiência reduz substancialmente os custos do sistema e gera poupanças a todos os participantes no mercado, incluindo os produtores de energia renovável.
A Axpo garante tanto ao nível do sistema, como principalmente, para um cliente produtor de eletricidade, os melhores serviços e a disponibilização dos Centro de Controlo mais fiáveis de toda a Europa.
É sabido o interesse crescente por parte dos operadores em Portugal em monitorizar em tempo real a tecnologia renovável do País. Que benefícios apontam a empresas com esta tecnologia?
Os benefícios em monitorizar em tempo real a tecnologia renovável são vários e transversais a todos os intervenientes.
Primeiro, permite aos operadores do sistema uma redução dos custos gerais do sistema elétrico ao serem mais eficientes na gestão em tempo real, conseguida através da visibilidade do Centro de Controlo e conseguindo assim, adiantar-se face aos possíveis desvios. Também é muito importante para momentos de sobrecargas ou problemas nas redes, para prevenir apagões ou danos materiais nas instalações, dado que através do Centro de Controlo, os operadores podem transmitir ordens sobre cada instalação individualmente, o que é uma mais-valia em termos de segurança para o consumidor e usuários das redes.
Para uma instalação, os benefícios também são muito importantes, dado que dispõe de uma vigilância e monitorização de 24h/7dias da semana, durante todos os dias do ano, podendo reduzir ao máximo avarias ou paradas fortuitas que podem supor perdas elevadas, e a facilidade na obtenção de dados em tempo real para monitorização ou elaboração de relatórios.
Qual consideram ser a chave de sucesso para vossa taxa de fidelização de 95%?
A nossa especialização em soluções energéticas para empresas converte a Axpo num poderoso aliado de negócio, ajudando as PME a aumentarem a rentabilidade dos seus negócios através da eficiência e da transição para as energias limpas.
Dispomos de uma vasta gama de serviços de assessoria e financiamento a 100% de projetos de eficiência energética, o que constitui uma alternativa segura, fiável e rentável para os clientes que procuram um serviço de qualidade e produtos mais eficientes.
Em função do sector de atividade, perfil de consumo, tolerância ao risco e estrutura financeira do cliente, a Axpo propõe soluções à medida para cada negócio. É por isso que milhares de empresas portuguesas confiam na Axpo para saber qual a melhor solução energética para os seus negócios.
O nosso conhecimento do mercado e experiência acumulada com grandes empresas faz com que a Axpo não venda apenas energia, mas sim, uma estratégia de compra de energia, que permite ao cliente contratar a melhor solução e beneficiar ou mitigar-se dos efeitos macroeconómicos.
A legislação do setor energético está em constante mudança numa ótica de harmonização com todos os mercados europeus. O que mudou com o regime no Decreto-Lei 76/2019 de 3 de junho? Que implicações e exigências tem tido nas empresas portuguesas?
A legislação do setor energético está em constante mudança numa ótica de harmonização com todos os mercados europeus, de forma que haja uma gestão técnica do sistema elétrico mais eficiente, suportada pelas facilidades das novas tecnologias. Este Decreto-lei tem como objetivo integrar e monitorizar todos os produtores de energia com capacidades superiores a 1 MW através de um Centro de Controlo, sob pena de não conseguirem obter as licenças para funcionar na produção e venda de energia.
É neste âmbito que a Axpo, enquanto líder na Europa, oferece um serviço à medida de cada cliente e garante ser o parceiro de negócio fundamental ao realizar esta operação de conexão ao seu Centro de Controlo em menos de uma semana.
O centro de Controlo da Axpo tem capacidade para monitorizar qualquer central de produção em toda a Europa, gerindo, atualmente, cerca de 8000 MW. Oferecemos vários serviços em múltiplos países, assentes essencialmente na enorme flexibilidade dos sistemas, na capacidade de conexão remota, garantindo confidencialidade no fluxo de dados e na elaboração de reports.