O Continente organizou o Festival #BomParaPortugal a 10 de junho, Dia de Portugal, em direto do canal de YouTube do Continente e com transmissão televisiva simultânea. Um evento em live stream e live broadcast, inédito e disruptivo.

O Festival #BomParaPortugal agrega as iniciativas em que o Continente se compromete a retribuir tudo o que Portugal lhe dá. Quais as iniciativas que destaca?

O conceito de comunicação #BomParaPortugal nasceu em 2019, numa campanha publicitária do Continente que destacou diferentes iniciativas/experiências que a marca proporciona aos clientes para agradecer a confiança depositada ao longo de todos estes anos, como a app com milhares de descontos e cupões, bilhetes para os jogos da seleção nacional e festivais de música como o Rock in Rio, eventos gastronómicos e concertos gratuitos como o Festival da Comida Continente, o nosso compromisso com a proteção ambiental, etc.

Em 2020, a campanha foi revitalizada e centrou-se no apoio à produção nacional, porque o contexto assim o forçou; em 2021, precisamente no dia do festival – 10 de junho – a campanha com o mesmo nome foi para o ar, centrando-se naquilo que o Continente faz, mas que nem sempre é visível, ao nível da sustentabilidade ambiental – como já termos plantado mais de 1 milhão de árvores autóctones ou 42 milhões de toneladas de resíduos reciclados –  e social – como já serem 37% os cargos de chefia ocupados por mulheres e o compromisso de atingir os 40% até 2023 ou mais de 40.000 alunos a participar no programa Escola Missão Continente.Em resumo, #BomParaPortugal é o conceito agregador de tudo aquilo que fazemos com o objetivo de retribuir o que o país e os nossos clientes nos dão, reforçando o sentimento de orgulho em sermos uma marca portuguesa, ao lado dos portugueses.

Sentimos que este se aplicava perfeitamente ao festival, um evento celebrado no Dia de Portugal, com o objetivo de recuperar – tanto quanto possível e num formato distinto – todas aquelas experiências a que os nossos clientes estavam habituados, mas que foram interrompidas pela pandemia. E assim nasceu o Festival #BomParaPortugal.

Este evento marca o regresso do Continente aos eventos nacionais. Como foi sentido pela vossa equipa?

O Festival #BomParaPortugal foi um processo evolutivo que começou em 2019 e cuja ideia original sobreviveu e se ajustou ao contexto de pandemia, sendo este o principal motor para o formato que o evento acabou por assumir – remoto, via live stream e live broadcast.

Envolveu muitas equipas, muitas horas de trabalho e, principalmente, muita vontade de regressarmos às ativações de marca a nível nacional, com o objetivo de proporcionar experiências ao maior número possível de portugueses.

Como sempre, ver o resultado final é muito recompensador e um estímulo para as nossas expetativas sobre o futuro – um regresso à normalidade, às celebrações, eventos e convívios presenciais, mas também às novas possibilidades que o digital abre, no complemento às experiências físicas. Mas, acima de tudo, deixar também um património de conteúdos formativos e informativos intemporais.

O Festival #BomParaPortugal reuniu mais de 100 personalidades em três áreas distintas e durante seis horas.

O Festival #BomParaPortugal juntou mais de 100 personalidades desde chefes, nutricionistas, médicos, músicos, atletas, escritores, influenciadores e apresentadores, estando organizado em 3 áreas distintas, dedicadas às temáticas do “Futebol”, “Sustentabilidade” e “Alimentação Saudável”, que durante 6 horas transmitiram em simultâneo e em direto – streaming e broadcast – workshopsshowcookings, conversas e muito mais, complementadas pelas atuações musicais de artistas portugueses.

O futebol teve destaque. Quais os temas abordados?

O futebol esteve em destaque com a presença de convidados como Nuno Gomes, Madjer, Susana Torres (mental coach), Matilde Fidalgo (jogadora da seleção nacional feminina) e a pediatra Marta Ezequiel, que falaram sobre futebol, mas não só: fairplay e racismo no desporto, efootball e jovens talentos foram outros dos temas que estiveram em cima da mesa.

Em que consistiram os momentos dedicados à sustentabilidade?

Os momentos dedicados à “Sustentabilidade” incluíram entrevistas, workshops e debates com oradores como Francisco George (Presidente da CVP), Eduardo Rêgo (voz da BBC – Vida Selvagem), os influenciadores Ayalla Botto e Catarina Barreiros, as atrizes Madalena Brandão, Ana Varela e Marta Andrino e as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, por exemplo. Ambiente, igualdade de género ou animais de estimação foram alguns dos temas abordados que podem ser revistos no Youtube do Continente.

A alimentação saudável foi outro dos temas.

Em “Alimentação Saudável” os espetadores tiveram acesso a showcookings e dicas de chefs como Nuno Bergonse (Masterchef Portugal), Rui Paula ou Chakall, e ainda convidados especiais como a influencer Vanessa Alfaro e a nutricionista Mafalda Rodrigues; em complemento, estiveram presentes no festival produtores nacionais a expor alguns dos melhores produtos hortofrutícolas do país, como as cerejas do Fundão, por exemplo.

E claro que não faltou a música portuguesa.

Como não podia faltar num festival, houve muita música, com alguns dos maiores artistas nacionais, como Diogo Piçarra, Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Calema, Syro, Cuca Roseta e Miguel Araújo, em showcases intimistas, em modo non-stop das 14h às 20h00; coincidindo com o dia da partida da seleção para o Euro2020, tivemos a atuação de David Carreira com o hino oficial de apoio à seleção “Vamos com Tudo”.

No final, o evento teve um encerramento apoteótico com a interpretação por Sofia Escobar do hino nacional, a partir do Cristo-Rei. Um momento emocionante e de homenagem ao país e todos os portugueses.

O Festival #BomParaPortugal contou com toda a segurança.

Para além do cumprimento das medidas de segurança recomendadas pela Direção Geral da Saúde, todas as pessoas que estiveram no local – da organização aos convidados – foram testadas antes, na presença de profissionais de saúde devidamente qualificados.

Os conteúdos estão disponíveis para quem não conseguiu acompanhar ou para quem gostasse de rever?

Para quem não conseguiu assistir a tudo no dia 10 ou simplesmente quiser rever os seus momentos favoritos, todos os conteúdos ficarão disponíveis on-demand de forma permanente no YouTube do Continente e no site festivalbomparaportugal.continente.pt

Qual o balanço que fazem deste evento?

Além das audiências televisivas, dos milhares de visualizações no Youtube do Continente e interações nas respetivas redes sociais, o facto deste festival ter sido o primeiro alguma vez realizado neste formato – live stream e live broadcast em simultâneo – e de tudo ter corrido sem falhas técnicas, numa experiência irrepreensível para quem assistiu (na televisão, no computador, no telemóvel, etc.), é mais uma confirmação do pioneirismo do Continente e esse é um posicionamento muito importante para nós, reconhecido pelos consumidores.

Este festival foi mais uma prova da nossa cultura de inovação e risk-taking, com equipas extremamente dedicadas e profissionais, que garantem o sucesso do que fazemos mesmo quando fazemos algo que nunca foi feito antes.

Visite o website