Head Base
Materiais sustentáveis, conforto e qualidade aliados à beleza fazem parte da marca Head Base, criada no verão de 2020 por Luana Bertino.
Como surgiu a criação da marca?
O Head Base nasceu em areias portuguesas com o intuito de passear por todas as praias e parques da Europa. Foi idealizado e criado por uma brasileira, com base nas suas próprias experiências litorais que decidiu que deveria inovar no mercado e investir na ideia, usando materiais sustentáveis, agregando estilo, conforto e consciência.
Não há nada mais cool do que comprar um produto que também agrega valores socioambientais. Cada peça é feita à mão, cuidadosamente confecionada por uma costureira local e pelos próprios criadores. A nossa marca vai mais além. Quem entrar no mood Head Base pode acompanhar todo o processo criativo na nossa página.
Da ideia até arrancar o projeto, quanto tempo demorou?
A ideia surgiu no verão de junho de 2020 e no final de agosto do mesmo ano foram produzidas as primeiras unidades. O primeiro passo foi criar uma identidade que tivesse que ver com o produto, daí surgiu o nome Head Base (base para cabeça). Em seguida criámos uma página no Instagram , na qual o público pudesse participar também no nosso método de construção e criação. Desde então, divulgamos todo o processo de construção, desde as escolhas dos padrões até ao trabalho que é feito artesanalmente por pessoas da nossa equipa.
Qual o conceito da sua marca?
Desenvolvida a partir do conceito artesanal sustentável e de mãos dadas com o conforto. Colocamos em um só lugar modelos para uma ida à praia no fim de semana ou um piquenique no parque e também modelos com a singularidade que uma ocasião especial pede. Sempre marcados por edições limitadas, com padrões inspiradas nas tendências de cada estação.
Nós queremos produzir de uma maneira consciente, com o mínimo impacto negativo possível no meio ambiente. Por essa razão, a nossa madeira é sustentável, feita com material extraído por meio de técnicas de reflorestamento. Por se tratar de um ciclo, o reflorestamento das áreas de extração de madeira sustentável é bem mais forte do que o aplicado em uma área desprotegida.
Além disso, o Head Base é um produto dobrável, o que o torna portátil, a almofada impermeável e o acabamento inoxidável, o que o torna fiel a longas aventuras! O Head Base quer estar conectado a pessoas, em todos os momentos, abusando do conforto sem deixar de lado a qualidade e a beleza.
Hoje em dia, com o contacto direto nas redes é muito fácil chegar aos clientes. Que feedback tem tido?
Iniciámos o projeto-piloto com 60 unidades de Head Base e uma das primeiras vendas foi para um cliente na Suíça, que viu o produto no Instagram, achou giro, original e efetuou a compra. Muitos amigos também compraram e acabaram por partilhar com pessoas próximas, que acabaram por se tornar clientes Head Base. Também já exportamos para Dubai, Espanha e Brasil.
Sente que as compras online estão a crescer?
Como dito anteriormente, começámos com 60 unidades de Head Base, diria que 70% das vendas foram online e 30% de amigos e pessoas próximas que viram algum colega usar e nos indicaram. As unidades esgotaram-se em meados de março de 2021 e desde então já há encomendas para o próximo verão. Estamos em fase de produção para a nova coleção primavera/verão, que em breve será lançada.[mkdf_image_gallery type=”grid” enable_image_shadow=”no” number_of_columns=”two” space_between_columns=”normal” images=”7935,7940″ image_size=”large”]
Que planos tem para o futuro da marca?
O nosso sonho é crescer de forma orgânica. Acreditamos muito no produto e esperamos que quem o adquira também vise o conceito e não apenas a finalidade. O nosso intuito é permanecer no e-commerce, mas de forma que possamos chegar não só a Portugal, mas a toda a Europa e até mesmo o mundo. Estamos também abertos a parcerias com marcas que se identifiquem com nosso ideal.
No nosso produto não existe rótulo, ele é para todas as idades e géneros e gostaríamos de ver várias personalidades com vibes distintas, utilizando e partilhando momentos com o nosso Head Base.