O restaurante Monte Mar, tão conhecido em Cascais, expandiu nos últimos anos para três localizações, uma em Lisboa junto ao rio Tejo, outra no Mercado da Ribeira e ainda em Troia.

Maria Pinto Coelho, gerente do Monte Mar há 20 anos, falou-nos do segredo para o sucesso desta marca. Um segredo que passa pelo trabalho de equipa, uma aposta forte na formação e um serviço familiar e personalizado.

Maria Pinto Coelho

Nos últimos anos a marca expandiu bastante. Onde abriram novos espaços?

É verdade. Já estávamos há algum tempo a conversar entre nós e a dizer que gostávamos de ter “um pé” em Lisboa. Quando surgiu a hipótese de estar no Mercado da Ribeira, no Time Out Market, em 2014, ficámos radiantes. Um projeto incrível e deixou orgulhosos por fazermos parte.

Em 2016 encontrámos o sítio ideal para fazer o Monte Mar Lisboa. Com um espaço grande e excelente para fazer eventos, esplanada enorme com uma vista extraordinária mesmo em cima do Rio Tejo.

No ano passado, 2019, fomos desfiados pela Sonae para abrir um Montemar na Marina de Troia.

A oferta de peixe fresco em Lisboa e noutras cidades é pequena, e por isso estamos sempre atentos a oportunidades. No entanto, a localização é um dos pilares da marca e por isso a escolha do local é exigente.

Monte Mar em Lisboa

O que motivou esta expansão?

Foi sempre um misto entre convites e uma procura da família. Para o Time Out Market e para Troia foram convites que recebemos fruto da fama do Monte Mar Cascais. Depois do sucesso do Time Out Market, fomos nós como grupo que estivemos a ver muitos espaços para construir o Monte Mar Lisboa.

Monte Mar no Time Out Market

Acredito que não seja fácil crescer assim e manter o ADN de uma marca que todos associam alta qualidade?

É o grande desafio. Formar equipas novas e manter o serviço familiar e personalizado juntamente com peixe e marisco fresco e cozinhado de maneira tradicional não é fácil. No Monte Mar Lisboa demorámos um pouco a ter o serviço e a qualidade dos pratos no nível que hoje temos.

O segredo é simples, mas difícil de executar: muito trabalho de equipa e uma aposta forte na formação.

Pensam em ter mais localizações?

Nesta altura tão complicada estamos muito focados em manter os negócios atuais, mas sabemos também que por vezes é exatamente nestas alturas em que podem surgir boas oportunidades em boas localizações.

Entretanto, com todas as restrições do momento, vamos experimentando algumas variações, como por exemplo ter música ao vivo todas as sextas no Montemar Lisboa ou Montemar Cascais “confinado no Hotel Onyria Quinta da Marinha”

Já analisámos alguns espaços no Porto e no Algarve, mas como dissemos, a localização é um dos pilares da marca e por isso a escolha é difícil.

Ao longo deste percurso qual tem sido o maior desafio em mãos?

O maior desafio tem sido a adaptação do tipo de restaurante que todos gostam em cascais ao cliente que nos procura em lisboa. São clientes diferentes. Em Lisboa são famílias mais novas com crianças, e para isso temos frequentemente animação para crianças e menu de crianças. Mas este cliente tem de conviver com o cliente tradicional que vem a Cascais, e que por vezes ao almoço vem a Lisboa.

Por outro lado, manter o rigor do peixe e marisco fresco é o desafio do dia faz parte do negócio. Por último, renovar a equipa de cascais com elementos mais novos tem dado muito gozo.

Monte Mar em Troia

O que ambicionam num futuro próximo?

Nesta fase de pandemia, o único objetivo é manter o negócio, o emprego de todos os que trabalham connosco nos restaurantes, mais de 100 pessoas, e a qualidade do restaurante.

Pós pandemia, temos o objetivo exigente de consolidar a marca em Lisboa, onde muitos ainda não conhecem o nosso espaço, e o mesmo para Troia, projeto que tem apenas dois anos.

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