A Meraki – Daily Jewelry surgiu há cinco anos e assume-se essencialmente, como uma marca cool, leve, dinâmica, acessível e com um toque de maresia numa simbiose perfeita com o minimalismo.

A fundadora da marca, Marta Reina, conta-nos mais sobre a criação deste projeto inspirado na palavra grega “Meraki”, que significa fazer com alma, colocar algo nosso naquilo que fazemos.

Como surgiu a criação da marca?

Meraki é uma palavra grega que significa fazer com alma. Colocar algo nosso
naquilo que fazemos.

A Meraki – Daily Jewelry surgiu há 5 anos, quando num domingo à tarde decidi fazer um colar para mim e um para oferecer a minha mãe. Mais do que a peça, queria oferecer algo especial, que tivesse sido eu a imaginar e a criar. A partir daí, as nossas amigas abordavam-nos e pediam para eu lhes fazer peças iguais às que usávamos. Hoje todas vocês se tornaram amigas também.

Da ideia até arrancar quanto tempo demorou?

Todo o processo foi bastante natural. Em poucos meses recebia um feedback muito positivo de pessoas próximas que me incentivavam a continuar e pediam para criar mais peças e foi, assim, fluindo e crescendo.

Em 2015 fui viver, durante um ano, para Barcelona e, se quisesse efetivamente continuar, tinha de criar uma página nas redes sociais de forma a catalogar o que ia criando. E assim o fiz.
Criei uma página no Facebook e outra no Instagram @merakipt_. Pedia à minha flatmate para fazer de modelo das peças e partilhava as fotografias nas redes sociais. A resposta foi muito positiva e comecei a fazer envios diários para Portugal.

Após regressar, surgiram convites de lojas nacionais, de Norte a Sul, que tinham interesse em ter a Meraki lá representada e foi mais uma experiência enriquecedora para dar a conhecer a marca. Atualmente, o nosso único canal de vendas é online, através das redes sociais e do nosso site: www.merakipt.com.

Quanto tempo tem a marca e onde tem a vossa base?

A marca tem 5 anos e considero-a do Mundo, tal como eu. A nossa base, atualmente, é no Porto.

Qual o conceito da sua marca?

A Meraki define-se, essencialmente, como uma marca cool, leve, dinâmica, acessível e com um toque de maresia numa simbiose perfeita com o minimalismo. Não há nada que me deixe mais feliz do que ver as minhas clientes a usarem peças da Meraki. Pensar que, cada uma, leva um bocadinho de mim com elas, é simplesmente maravilhoso.

Funcionam por coleções ou vão introduzindo novas peças?

Usamos maioritariamente o aço inoxidável, pela sua qualidade e resistência. A ideia é que as peças sejam intemporais, que possam ser usadas em todas as estações do ano. Na primavera/verão adoro peças mais coloridas, com muitas conchas e pedras. No outono/inverno opto por peças mais delicadas, com pérolas de água doce e cores mais neutras. Vou introduzindo novas peças ao longo do ano, reagindo ao comportamento do consumidor.

Como é desafio de gerir as redes sociais? Tornam-se uma boa ferramenta de trabalho?

Tendo uma Licenciatura em Comunicação Empresarial, defendo que uma presença ativa nas redes sociais, ajuda qualquer empresa a reforçar a sua marca e a estar presente num mercado cada vez mais competitivo e de mudanças muito rápidas.

As redes sociais são uma ferramenta de trabalho fundamental e a sua boa gestão é fulcral para o crescimento da Meraki. Uma vez que, ainda, não temos um espaço físico, as redes sociais são a nossa casa. Sendo uma plataforma visual, é essencial criar conteúdo de qualidade, que mantenha o nosso público interessado e motivado. Por esse motivo, dou extrema importância às fotografias e à qualidade do trabalho que publico.

Tem feedback muito direto dos clientes? Evolui com isso?

Diariamente procuro e recebo feedback das minhas clientes seja por e-mail ou mensagens nas redes sociais. Uma vez que faço a gestão da marca toda sozinha, é essencial saber priorizar, analisar e colocar em prática aquilo que me transmitem.

Assim, fidelizamos o cliente e continuamente ajustamos as suas necessidades enquanto consumidores. É isso que nos permite aprender, melhorar e evoluir enquanto marca.

O vosso publico é maioritariamente português? Têm clientes de outros países?

O nosso publico é, orgulhosamente, maioritariamente português. Contudo, temos clientes do Reino Unido, Espanha, Suíça e Luxemburgo.

Atualmente, o meu foco é a afirmação e consolidação da marca no mercado nacional. Porém, num futuro próximo, ambiciono expandir a Meraki com a representação da marca em lojas concept store internacionais.

O que ambiciona para o futuro da marca?

Profissionalmente, a Meraki esteve, até 2020, em segundo plano. Foi na Hotelaria que desenvolvi a minha experiência profissional nos últimos 6 anos. Porém, a vontade contínua de crescer, de criar e de inovar tornou-se num desejo demasiado grande para que assim continuasse.

É especial quando escolhemos fazer dos nossos sonhos uma realidade, mesmo que, carreguem consigo, a incerteza do futuro que vivemos. Por isso, a partir deste ano 2021, a Meraki estará em primeiro plano e terá todo o tempo e atenção que tanto sonhei conseguir dar-lhe durante os últimos anos.

Ambição é o meu nome do meio, com tudo de bom e menos bom que isso possa, eventualmente, trazer. O meu objetivo para a Meraki é continuar a aprender, crescer e deixá-la voar.

Recentemente, lançamos uma linha de Homestyle com peças em macramé, 100% criadas e idealizadas por mim, e já é um sucesso. Quero muito ver as casas das minhas clientes ainda mais bonitas.

Despeço-me com uma frase, que faço questão de relembrar, sempre que equaciono se tomei uma decisão correta: ‘’If your dreams don’t scare you, they are not big enough.’

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A Meraki – Daily Jewelry surgiu há ´cinco anos e assume-se essencialmente, como uma marca cool, leve, dinâmica, acessível & com um toque de maresia numa simbiose perfeita com o minimalismo.

A fundadora da marca, Marta Reina, conta-nos mais sobre a criação deste projeto inspirado na palavra grega “Meraki”, que significa fazer com alma, colocar algo nosso naquilo que fazemos.