Pedro Afonso, CEO da Vinci Energies Portugal, traz à nossa sociedade um desafio muito interessante e enriquecedor através do livro The Power of Giving Back, o de despertarmos para a causa de trazermos mais decisões e mais escolhas altruístas para a ação da liderança.

Este trabalho quer chegar a todas as pessoas que de alguma forma exercem algum tipo de liderança na sua vida.

Uma pergunta que não lhe saía da cabeça e que de certa forma deu o pontapé de saída para este livro foi o “o líder tem a oportunidade ou a responsabilidade de devolver à sociedade”?

Esta pergunta procura a razão da nossa missão na vida enquanto líderes. Ao longo dos últimos anos de experiência profissional, foi sendo claro que muitas vezes o nível de egoísmo que integra as decisões empresariais é elevado. E é interessante: quanto mais alto na cadeia hierárquica, parece que mais forte é essa dose de individualismo.

Nós quando nascemos somos biologicamente egoístas – encontramos este desenvolvimento no livro –, lutamos pela sobrevivência. Tal e qual como uma empresa, que quando nasce luta pela sobrevivência. É depois o nosso processo de amadurecimento e até educativo que nos pode – ou não – transformar ao longo da vida.Este trabalho foi feito com três pessoas, que fizeram o papel de mentores nesta viagem, e que são destacadas personalidades nas suas áreas profissionais: a Neurocientista Luísa Lopes, o Professor e Filósofo António de Castro Caeiro, e a Maestrina Joana Carneiro. O caminho de aprendizagem coletiva, apoiado no conhecimento de outras profissões, em que o exercício da Liderança é também uma constante, ou até alvo de estudo, era fundamental. O livro é apenas o registo codificado da profundidade deste processo de mentoria.

O que este trabalho tenta trazer é como é que ao longo da nossa vida podemos adotar outros comportamentos, podemos fazer escolhas, podemos tomar decisões com uma dimensão mais altruísta no contexto das organizações. Sem com isto sermos utópicos de deixarmos de ser egoístas e agora sermos apenas altruístas. O que a obra defende é esta causa de trazermos mais decisões e mais escolhas altruístas na nossa ação da liderança.

O poder de devolver está na ação da nossa liderança, em cada decisão, em cada escolha que fazemos diariamente.

Para que serve este livro?

Se a viagem de aprendizagem que fizemos foi tão rica para mim, então poderia ser útil também para outros líderes, para outras pessoas que lideram outras nas organizações. Mais do que ter o propósito de alertar para uma filosofia de liderança centrada no outro, este trabalho quer chegar a todas as pessoas que de alguma forma exercem algum tipo de liderança na sua vida. No limite, somos líderes de nós próprios, e conhecermo-nos melhor é critico para o caminho de melhorarmos o nosso conhecimento. Por isso, este livro pretende partilhar esta viagem de aprendizagem conjunta de pessoas com diferentes profissões, mas que o exercício da Liderança é comum.

Por outro lado, este livro é a base para podermos lançar um #movimentoGivingBack. Para que esta filosofia faça parte da nossa ação de gestão, e que seja um alicerce importante numa próxima fase de retoma económica. É um tema intemporal, mas que pode fazer parte da agenda do líder do futuro.

Temos uma obra, que é a base, e um #movimentoGivingBack em curso.

Luísa Lopes, Group Leader do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa

Como é que este livro foi construído?

Tudo se desenvolveu à volta de conversas presenciais, através de uma aprendizagem mútua, onde, com cada um dos mentores, fomos expondo os nossos dilemas, paradoxos, as nossas contradições. Para isto ser possível, para aprender, podemos assumir que não nascemos ensinados: o líder também pode escolher deixar-se assessorar. Dentro da área de conhecimento de cada um – neurociências, filosofia, música – e com a experiência de liderança nessas áreas, fomos desenvolvendo em cada capítulo os temas que considerámos mais relevantes e oportunos. Esse trabalho foi passado a escrito, e agora podemos partilhá-lo com o leitor, através deste livro.

Mais do que um livro, o que é mesmo importante é a viagem que desenvolvemos. O livro é apenas o registo dessa viagem. Uma pessoa amiga deu até uma ideia: “quer dizer que vocês estão a fazer um livro!”… por contraponto a escrever um livro. Achei certo, este ponto de vista.

António de Castro Caeiro, Professor e Filósofo da Universidade Nova de Lisboa

Que contributo destaca de cada um dos convidados para este livro?

Luísa Lopes, representando as Neurociências, Group Leader do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa partilhou alguns factos técnicos:

“Quando nascemos somos biologicamente egoístas”: tal como uma empresa, quando nasce, luta pela sobrevivência.

“Burro velho não aprende línguas: é um erro científico”: quer dizer que a aprendizagem contínua ao longo da vida, é uma escolha de cada e não um bloqueio biológico.

“A emoção tem um grande poder sobre a memória”: pensei para mim, que tinha acabado de quebrar a crença de que “gestão e repetição tem tudo a ver”.

António de Castro Caeiro, Professor e Filósofo da Universidade Nova de Lisboa – e também cinto negro de karaté – contribuiu com algumas reflexões:

“O Giving Back não é um simples ato de dar, e não é ape­nas uma relação simples de caridade benfeitor, beneficia­do. Somos ligações mais complexas, na compreensão das comunidades a que pertencemos”: quer isto dizer que é uma forma de estar, uma filosofia de vida. O exercício da liderança é o espaço natural para este movimento.

“Os reis na Grécia antiga eram escolhidos pelo que sabiam dos humanos, em vez de serem escolhidos pelo que sabiam dos temas concretos da sua atividade”: hoje, escolhemos os gestores nas organizações pelo que eles fizeram bem na sua missão anterior, tipicamente mais técnica que a seguinte.

Joana Carneiro, da música, Maestrina de profissão – mãe de 4 filhos que andam sempre consigo –   trouxe-nos estas reflexões:

“Hierarquia, relação e emoção são possíveis ao mesmo tempo, uma vez que a hierarquia apenas traz eficácia ao resultado que pretendemos.”: hoje diabolizamos um pouco a hierarquia, uma vez que associamos a comportamentos autocráticos; mas é possível utilizá-la, quando necessário, para garantir a eficácia.

“Às vezes aquilo que somos não é bonito. Mas a arte tem a possibilidade de transformar aquilo que não é bonito, em bonito!”: é tão forte, que não me atrevo a desenvolver.

A riqueza deste trabalho está na integração das três visões com origem em campos de atuação profissional diferentes. O líder empresarial – ou o líder em sentido lato – pode e deve escolher aprender ao longo de toda a vida, sendo esta uma opção inadiável. Traz-lhe experiências com diferentes origens, dá-lhe uma visão mais holística, mas também ajuda a absorver outras perspetivas, que de outra forma poderiam estar um pouco viciadas. Aprendizagem continua, com diferentes experiências, e ao longo da vida: é o mote.

Joana Carneiro, Maestrina

Qual o significado que tem para si um prefácio do Presidente da República nesta temática?

É uma enorme honra poder contar com o Sr. Presidente da República para também fazer parte desta obra e, à sua maneira, deste #movimentoGivingBack, que penso que é, agora, mais necessário que nunca.

O Sr. Presidente da República é o Presidente de todos os portugueses, representa todos os cidadãos e todos os líderes/gestores dos mais variados tipos de organizações, todas as lideranças, todas as chefias, todas as pessoas que gerem equipas e que gerem outras pessoas. O Sr. Presidente representa-nos a todos, e desse ponto de vista era objetivo do autor e também da editora que pudéssemos ter esta mensagem apresentada e interpretada pelo representante máximo duma função de liderança em Portugal.

A segunda razão, mais pessoal, considero que o Sr. Presidente tem uma forma própria de acionar a sua liderança. Coloca proximidade, coloca afeto, e penso que essa é a forma como faz o seu #movimentoGivingBack. Não lhe escondo, que quando recebi o prefácio, li as palavras umas quatro vezes – uma síntese extraordinária. Em apenas três dias o Sr. Presidente leu a obra, interpretou a obra e escreveu um prefácio admirável.

Mais do que um livro, há o desejo de criar um movimento que tenha impacto na sociedade?

O despertar de consciências para esta forma de estar pode ser bastante impactante, mesmo que apenas alguns estejam disponíveis para dar este passo. A pandemia trouxe um sentido de solidariedade generalizado, mas para fazer o #givingback com sustentabilidade – ou seja, por filosofia de liderança – é necessário que o processo de aprendizagem ao longo da vida nos traga esta dimensão. É preciso ver que as duas moedas mais caras no mundo de hoje, são o tempo e o conhecimento – através da experiência – e isso é algo que por vezes está ao nosso alcance. Este movimento tem dois objectivos: partilhar com outros líderes, outras pessoas, sobre como posso fazer melhor o #givingback – através de testemunhos escritos que serão publicados em nova edição do livro; ter acesso a mentoring, através do que vamos chamar os #givingbackcircles em conversas com outros líderes empresariais, que serão oportunamente marcados.

Para partilhar os testemunhos e para inscrição nos #circles criámos um microsite www.givingback.pt onde as pessoas poderão inscrever-se e estar informados. Sendo uma filosofia de vida intemporal, o desejo é que haja um maior número de pessoas, gestores, líderes que, no contexto da sua profissão, possam ter forte impacto positivo nas vidas de outros, criando um #movimentogivingback que mude o mundo… não o mundo todo, mas pelo menos o mundo mais próximo que tocamos.

 

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