Um marca pensada desde o início para vender online e sempre com o horizonte de chegar ao mercado internacional.
Coolis é made in Portugal e tem encontrado recetividade em muitos países espalhados por todo o mundo.

Como surgiu a vossa marca? Há quanto tempo?

A Coolis nasceu no final de 2014, da nossa vontade de criar sapatos clássicos e intemporais, mas com cores alegres e cheias de energia. Na altura não havia nada, e na realidade ainda não há outra marca como a Coolis. Não é um negócio fácil, mas dá-nos muito gozo.

Quem faz parte do projeto?

Somos duas amigas, de Lisboa, mães, com outras profissões, e sem qualquer experiência na área até 2014! Sentimos falta de sapatos de qualidade, intemporais, mas com um twist de cor e estilo para os nossos filhos e pensámos “porque não?”. E aqui estamos, cada vez mais envolvidas e motivadas em levar longe a nossa marca.

Acham que fazia falta uma marca como a vossa?

Achamos, claro, mas somos suspeitas. Achamos sobretudo que faz falta dar valor ao calçado infantil de qualidade em Portugal.

A Coolis foi sempre pensada para vender online, por isso o mercado internacional esteve sempre nos nossos planos. Mas pensámos que Portugal seria o nosso primeiro mercado, pela lógica de sermos uma marca made in Portugal. Só que tivemos uma enorme surpresa!

Em muitos países por todo o mundo temos encontrado uma recetividade maravilhosa das mães (o nosso público-alvo prioritário naturalmente) aos nossos sapatos. Percebemos que em muitos desses países a prioridade é a qualidade do calçado, dos materiais utilizados, para que os pés das crianças tenham um desenvolvimento adequado e para que os sapatos durem. E isso é o que nós fazemos! No fundo, falamos de slowfashion, artigos de boa qualidade, produzidos de acordo com princípios éticos e responsáveis, que durem e promovam a saúde de quem os usa.

Em Portugal, temos cada vez mais clientes, mas ainda sentimos alguma resistência à ideia de comprar um par de sapatos para a estação em vez de dois ou três mais baratos, sem olhar a qualquer outro critério.

Como comunicam a vossa marca?

Usamos sobretudo as redes sociais, hoje em dia com maior foco no instagram (@coolisshoes). Apostamos em relações de parceria – algumas já se transformaram em boas amizades! –  com bloggers e outras marcas de slowfashion, portuguesas e estrangeiras, que têm sido muito importantes para o crescimento da Coolis. Também já colaborámos em vários editoriais de moda em revistas nacionais e internacionais. Somos uma marca muito eclética, e acreditamos que juntos somos mais fortes, por isso estamos sempre disponíveis para colaborar com outras marcas.

Em termos de visibilidade internacional foi imprtante a recomendação da Milk Kids Collections, bem como fazer parte da shortlist dos prémios da Junior Magazine (UK) em 2018 na categoria BEST CHILDREN’S FOOTWEAR COLLECTION.

Qual o feedback que têm do vosso público?

É excelente, e isso motiva-nos muito! Temos muitos clientes que ficam connosco ao longo dos anos, enquanto os pés das crianças vão crescendo.

E claro, também temos as mães que nos pedem sapatos para o seu tamanho! Por isso fizemos algumas coleções que vão até ao 40, para chegar a todos!

Já participámos em várias feiras e é muito divertido ver como as crianças têm uma atração imediata pela cor, e como os pais em particular têm uma atração pela qualidade dos sapatos! Ao contrário das mães que se focam no preço e nas combinações de cores, compreensivelmente! É muito giro.

A última mensagem que recebemos de uma cliente dizia assim: “Recebi a encomenda. Não pude deixar de passar para vos agradecer. Foi a primeira vez que comprei e numa fase em que o calçado é cada dia mais importante. A qualidade e a beleza e a resistência! Merecem o nosso muito obrigado! Já de olho nas vossas botinhas para dezembro.”

A produção é feita em Portugal?

Sim, desde o início somos uma marca 100% portuguesa.

Somos uma marca pequena, não temos produções loucas, e o nosso modelo de negócio aposta em coleções de modelos perenes numa grande variedade de cores. Precisávamos de parceiros que acreditassem em nós e se conseguissem adaptar e temos tido muita sorte.

Por outro lado temos uma grande preocupação, não só com a qualidade dos nossos sapatos, mas também com a nossa responsabilidade enquanto marca. Por isso trabalhamos com fábricas certificadas pela ICS (Initiative for Compliance and Sustainability) e com quem conseguimos desenvolver processos de upcycling, uitlizando peles já existentes em stock para os nossos sapatos, em vez de fazer novas encomendas. Deparámo-nos com a realidade da dimensão dos stocks de materiais parados, sem uso, que sobram de outros clientes e decidimos por um lado aproveitar a agilidade que isso nos permite (porque não requer tempos de entrega) e por outro contribuir para a economia circular e dar uso ao desperdício de outros.

Onde podem ser comprados as vossas peças?

Temos a nossa loja online desde 2014 em coolis.pt e esse é o nosso principal ponto de venda, que nos permite a partir de Lisboa exportar para todo o Mundo.

Este ano, com todos os desafios que 2020 nos tem trazido, decidimos apostar nos vários marketplaces que estão a surgir e por isso podem encontrar-nos também no baizik.pt e no pipsbazaar.pt . E em breve estaremos no El Corte Inglés online – um grande parceiro, com quem trabalhamos desde o início.

Para além disso temos parcerias com algumas marcas portuguesas que têm loja, como é o caso neste momento da Grace Baby and Child.

Esperamos em 2021 estar ainda em mais lojas.

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