A Vista Alegre alarga as suas coleções a novas áreas, reforçando a ligação ao design, à arte e à cultura, e continuando ligada a projetos no âmbito de responsabilidade social.

2020 será um ano com colaborações de renome como Marcel Wanders e de Ross Lovegrove. Dois projetos da Vista Alegre que revelam a sua proximidade ao melhor do design contemporâneo.
E será ainda marcado pela parceria com o ícone global da moda, Claudia Schiffer. Três novas peças integram a celebrada coleção Única e fazem a ponte entre o universo da moda e o das peças decorativas.

A nova coleção foi apresentada na Maison & Objet em Paris. Como foi recebida?

As novas coleções foram muito bem recebidas. No caso da Vista Alegre destaque para Duality, uma coleção com flores exuberantes e azul intenso baseada em desenhos do final do Séc. XIX do acervo do Museu da Vista Alegre, complementada com peças de bar de cristal azul petróleo.[mkdf_image_gallery type=”grid” enable_image_shadow=”no” number_of_columns=”two” space_between_columns=”normal” images=”7462,7463″ image_size=”large”]E destaque ainda para a coleção Cloudy Butterflies, a primeira coleção desenvolvida em parceria com a Claudia Schiffer para a Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, que integra jarras em cristal da Vista Alegre e várias peças da Bordallo Pinheiro.

[mkdf_image_gallery type=”grid” enable_image_shadow=”no” number_of_columns=”two” space_between_columns=”normal” images=”7478,7460″ image_size=”large”]Referência mundial no âmbito da moda, Claudia Schiffer aliou o seu gosto pelo campo inglês e por borboletas à identidade da Bordallo Pinheiro, originando peças de grande elegância e sensibilidade. Conjugou uma visão pessoal com o naturalismo decorativo e a vocação funcional da marca, Claudia Schiffer criou um conjunto de peças que se destacam pela pintura manual artística, com um caráter mais mesclado a abstrato.

E têm sido premiados pelas principais autoridades nacionais no design e inovação. Que prémios foram estes?

Ao longo dos anos, a Vista Alegre tem sido uma das marcas mais premiadas pelas principais entidades internacionais na área do design e inovação. Em 2019, por exemplo, a marca conquistou 39 prémios e distinções internacionais. A marca já foi premiada e distinguida pelas entidades: Wallpaper Awards, RedDot Awards, German Design Awards, European Product Awards, Iconic Awards, LIT Design Awards, Good Design Awards e A’Design Awards.

Uma das coleções que mais tem sido premiada nos últimos dois anos, é a coleção de iluminação E2H – Earth To Humanity desenhada por Ross Lovegrove, uma das grandes referências internacionais do design.[mkdf_image_gallery type=”grid” enable_image_shadow=”no” number_of_columns=”two” space_between_columns=”normal” images=”7480,7481″ image_size=”large”]

A Vista Alegre tem uma forte vertente de responsabilidade social. Como é que expressam esta vertente?

Esta é uma preocupação da marca que não é recente. Desde o tempo do fundador da Vista Alegre, a responsabilidade social já era uma preocupação da marca, apesar do conceito “responsabilidade social” ainda não existir nesses tempos. O fundador, José Ferreira Pinto Basto criou o Lugar da Vista Alegre com casas para os operários, uma cooperativa onde podiam comprar alimentos mais baratos, creche e escola, bombeiros e teatro.

Nos dias de hoje, a responsabilidade mantém-se presente. É desse espírito de responsabilidade social que projetos como as coleções Amazónia e Endangered foram criados.

Mais recentemente, lançámos dois passatempos nas redes sociais para incentivar à criatividade nos tempos de confinamento em que os seguidores e interessados na marca foram convidados a ilustrar uma caneca e moldura da VA e uma sardinha da Bordallo Pinheiro. As ilustrações vencedoras serão, entretanto, produzidas e a totalidade das receitas reverterão a favor da aquisição de equipamentos para o SNS.Lançada em parceria com a ONG brasileira Ecoarts Amazônia, a popular coleção Amazónia continua a crescer.
As três novas peças decorativas, fruto do trabalho conjunto dos pintores da Manufatura da Vista Alegre e das índias da tribo Kayapó, continuam a chamar a atenção para a riqueza cultural, social e ambiental da maior floresta tropical do mundo, revertendo parte da receita da coleção para o reflorestamento da zona de Mato Grosso, onde a Ecoarts atua.

São umas das marcas portuguesas centenárias com foco constante na inovação?

De facto, a inovação é um dos valores da marca. A VA procura constantemente novos desafios. Prova do foco na inovação são os vários prémios recebidos que premeiam especificamente esta característica da marca. Um dos prémios que a marca recebeu, recentemente, foi um German Innovation Award Winner 2019 com a coleção E2H – Earth To Humanity desenhada por Ross Lovegrove.

Nesta área e este ano destacamos a coleção Vortex, apresentada em Janeiro na Maison & Objet em Paris, que foi desenhada também por Ross Lovegrove e que se traduziu num trabalho de grande engenho e complexidade técnica. A coleção Vortex lançou um verdadeiro desafio à produção da porcelana, levando-a aos limites do possível. Três peças decorativas de grandes dimensões, que normalmente seriam compostas por várias partes coladas, constituem um único elemento modelado em biscuit, posteriormente polido à mão, capturando a força rotativa da energia.

Acerca da Vista Alegre

Fundada em 1824, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. Para a fundação e sucesso deste arriscado empreendimento industrial foi determinante o espírito de persistência do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto. Figura de destaque na sociedade portuguesa do século XIX, proprietário agrícola, comerciante audaz, incorporou sabiamente o ideário liberal do século, tendo-se tornado “o primeiro exemplo de livre iniciativa” em Portugal.

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